terça-feira, 3 de março de 2009

Os serviços que os consumidores querem

Criar novos serviços que cativem os consumidores e gerem lucro é um trabalho difícil hoje em dia. A abundância de ofertas, fornecedores e canais torna a concorrência pela atenção dos clientes particularmente intensa.
Pense nas opções disponíveis para alguém que quer assistir a um filme. Além de ir ao cinema, a pessoa pode alugar um DVD por meio de um serviço de locação online, alugar um vídeo sob demanda de um provedor de TV por assinatura, assistir a um filme gravado pelo TiVo ou fazer um download a partir do iTunes, da Amazon.com ou de uma série de outros sites.Para sair à frente da concorrência, gestores responsáveis pelo desenvolvimento de novos serviços emergentes precisam:
• Identificar os próximos serviços atraentes com mais certeza.
• Priorizar idéias e investimentos que concorrem entre si com rapidez e eficiência.
• Desenvolver propostas de valor que os consumidores achem convincentes.
• Implementar a estratégia escolhida mais rapidamente.

Em nosso trabalho com companhias da área de serviços em todo o mundo, identificamos quatro maneiras pelas quais os gestores podem desenvolver melhor e lançar antes conceitos de serviços atraentes.
1. Comece pelo cliente, não pela tecnologia
2. Priorize conceitos a partir de critérios muito precisos, não pela intuição
3. Desenhe o modelo de negócio, não apenas as funcionalidades e características do serviço
4. Teste rapidamente e com rigor as grandes apostas ou conceitos pioneiros com os clientes

Este é apenas um trecho do artigo de John Sênior (sócio da Oliver Wyman, firma de consultoria sediada em Nova York, EUA, escreveu este artigo originalmente para a Harvard Management Update). A versão na íntegra está publicada no portal da HSM. Vale a leitura!

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