quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pedras no caminho


Na Continental Airlines, um caso famoso de transformação bem-sucedida, que aconteceu no final da década de 90, 50 dos 61 executivos superiores foram dispensados nos primeiros meses da transformação da empresa; no grupo editorial europeu Reed Elsevier, o presidente Crispin Davis substituiu 11 dos 12 executivos mais graduados, em 1999, durante um processo de mudança que durou menos de dois anos, e levou a Reed da condição de empresa turbulenta e de baixo desempenho à posição de um dos destaques do mercado de ações;se a GM tivesse se preocupado com a japonesa Toyota, que há 25 anos já dava sinais de que se tornaria “uma pedra” em seu caminho, e promovido mudanças, não teria entrado em uma situação grave.
Especialistas afirmam que a melhor referência para saber a hora certa de uma mudança são os números da empresa.
No caso da GM, eles foram ignorados durante anos. A Toyota, pelo contrário, ao apostar em uma gestão moderna se tornou uma empresa eficiente. De acordo com a revista norte-americana Fortune, ela é considerada a companhia automobilística mais admirada no mundo. É também a maior vendedora de automóveis não-americanos dentro dos Estados Unidos.

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